NOTÍCIAS


5 benefícios da natação para adultos e crianças | Especial Publicitário - Escola Portal


Não é preciso ir com frequência à praia ou a clubes com piscinas para entender a importância que o aprendizado da natação tem na vida de qualquer pessoa.

Desenvolver noções básicas de como nadar é, também, uma questão de segurança extra. Tanto é verdade que a própria Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda a natação para bebês, já a partir dos 6 meses de idade.

Considerada uma das atividades físicas mais completas que existem, a natação proporciona ganhos que vão ao encontro não só do bem-estar físico, mas também psicológico e social de adultos e crianças.

Veja, abaixo, os cinco benefícios da natação e aproveite para conhecer o Método Gustavo Borges, uma sistematização pedagógica inédita aplicada pela Escola Portal Bilingual para todas as faixas etárias.

Uma das únicas atividades que podem ser praticadas em todas as idades e que é, praticamente, sem contraindicação, a natação apresenta inúmeros benefícios comprovados. Confira, abaixo, uma seleção:

1) Trabalha a coordenação motora

Conforme o professor coordenador de esportes e educação física da Escola Portal Bilingual, Rodrigo Silva, a prática de qualquer atividade física potencializa a coordenação motora de crianças e adultos.

A natação, entretanto, além de desenvolver o tônus muscular, trabalha questões como flexibilidade, agilidade, resistência, equilíbrio, além da capacidade aeróbica.

2) Desenvolve o sistema respiratório

A natação é uma ótima aliada do sistema respiratório. E ajuda não só a evitar diagnósticos, como colabora no tratamento de doenças respiratórias. Isso acontece porque a prática do esporte alonga a musculatura intercostal, o que ajuda a corrigir deformidades torácicas que podem afetar o diafragma e os pulmões.

É através da natação que o praticante também movimenta a caixa torácica, abrindo e fechando as costelas. Esse movimento facilita a musculatura inspiratória e expiratória, aumenta a entrada e a saída de ar e coordena o sistema respiratório.

Outra razão que faz a natação ser muito benéfica para o tratamento de doenças respiratórias, como a asma, é o fato de ela ser realizada dentro da água. Ou seja: exige que a respiração seja mais ampla, aumentando, assim, o trabalho dos pulmões e a capacidade cardiorrespiratória do praticante.

3) Indicada para pessoas com lesões

Não bastasse trabalhar todo o corpo, a natação também é uma opção segura de exercícios para pessoas com lesões, artrite ou que apresentem dificuldade de fazer qualquer tipo de atividade de alto impacto.

A prática, inclusive, pode até ajudar a reduzir a dor ou melhorar a recuperação de uma lesão. Esses processos, claro, devem ser acompanhados por um profissional.

4) Atividade segura em tempos de pandemia

Por conta do tratamento da água, a natação também pode ser considerada uma atividade segura em termos sanitários. Na Escola Portal Bilingual, todos os protocolos de saúde e segurança são seguidos à risca para minimizar o contágio de doenças.

Além de ser benéfica para todo o desenvolvimento motor, a natação também é uma ótima aliada da saúde mental. As atividades e brincadeiras feitas durante as aulas costumam trabalhar muito a energia das crianças, fazendo com que permaneçam menos agitadas durante o dia.

Além disso, o controle da respiração colabora para esvaziar a mente e manter o foco na atividade esportiva, condição que afasta os problemas do cotidiano e ajuda a reduzir os níveis de ansiedade.

Aprenda a nadar com a metodologia de um medalhista olímpico

Por entender que a natação proporciona benefícios que vão além do físico e ajudam no desenvolvimento da autonomia da criança e na interação social, a Escola Portal Bilingual é a única instituição de Sorocaba e região que aplica o método Gustavo Borges de natação.

Conforme o coordenador de esportes e educação física da instituição, Rodrigo Silva, trata-se de um sistema pedagógico inédito, em que a individualidade dos alunos é respeitada por meio de um programa de aulas específicas para cada nível.

“A avaliação é baseada no desenvolvimento das habilidades aquáticas de cada um, sempre aliado a bons comportamentos, que são trabalhados através de valores programados para cada fase”.

Além disso, complementa Rodrigo, para motivar as crianças, as passagens de nível são marcadas pela mudança da cor da touca e por um passaporte, onde a cada nível que avança, ganham um carimbo.

O Método Gustavo Borges é aplicado em níveis, respeito a individualidade de cada aluno — Foto: Divulgação/Escola Portal Bilingual

O Método Gustavo Borges é aplicado em níveis, respeito a individualidade de cada aluno — Foto: Divulgação/Escola Portal Bilingual

Ao todo são seis níveis: da adaptação, passando pelo aperfeiçoamento até chegar ao estágio da natação competitiva.

“Nosso grande objetivo, porém, é ensinar a prática de forma lúdica, mas, principalmente, fazer com que saiam dali com o pensamento de que a água não é mais um empecilho”.

Há três anos aplicando o método Gustavo Borges, a Escola Portal Bilingual também oferece a possibilidade de os pais praticarem a natação. Nesse contexto, o professor elabora, com base nos princípios da fisiologia, um programa com objetivos claros, conforme a necessidade do adulto: seja aprender do zero ou aprimorar a técnica.

“É importante ressaltar que as crianças e os pais podem acompanhar a sua evolução através de uma plataforma on-line exclusiva e que todos os nossos professores passam por um curso de capacitação, além de provas para testar seus conhecimentos. A segurança é prioridade”, finaliza Rodrigo.

Quer saber mais sobre a prática da natação na Escola Portal Bilingual? Acesse o site e agende uma visita.



Fonte: G1


16/03/2022 – Objetiva FM

SEGUE A @OBJETIVAFM107.5

(15) 99812-9706

producao@objetiva107.com.br
Buri – SP

NO AR:
MADRUGADA OBJETIVA F