
MENU

De acordo com o Corpo de Bombeiros, até até esta manhã, 45 pessoas foram salvas no bairro Mineirão. As equipes chegaram a utilizar botes para realizar os resgates.
Durante a madrugada, policiais do 14º Baep também socorreram cinco vítimas das enchentes. Um dos pontos mais atingidos foi a rua Comendador Vicente do Amaral, no bairro Central Parque.
Bombeiros utilizaram botes para resgatar moradores no bairro Mineirão em Sorocaba — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
A PM informou que um casal foi resgatado no meio da mata após o trabalho dos policiais. Um córrego inundou e foi necessária a utilização de cordas para conseguir o chegar até as vítimas.
Na Avenida Dom Aguirre, a água atingiu carros e a Guarda ajudou a salvar as pessoas, retirando-as do local e levando elas até suas residências.
Vídeo mostra PMs de Sorocaba resgatando pessoas de carros levados pela chuva
“Houve, ainda, auxílio em situações de alagamento nas imediações do Parque dos Espanhóis e na Rua Paulo Setúbal (Pinheiros). Nas Ruas Comendador Vicente do Amaral e Karim Jamal, houve transbordamento do córrego”, disse a Defesa Civil.
Na rua Professor Paulo Mont Serrat, no Centro, uma família ficou presa dentro do carro, quase submerso pela água. Os policiais militares também utilizaram cordas para acessar o veículo e conseguir resgatar o pai, a mãe e a filha de apenas três anos.
Policiais do 14º Baep também socorreram cinco vítimas em Sorocaba — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
A chuva intensa que atingiu Sorocaba na madrugada deste sábado provocou alagamentos em vários pontos e estragos. Casas e empresas ficaram alagadas, árvores caíram e muros desabaram.
Chuva provoca alagamentos em Sorocaba
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Sorocaba é a cidade onde mais choveu no Estado. Foram 96,67 mm de chuva em seis horas.
A Defesa Civil havia emitido um alerta pra um acumulado de 40 a 80 mm de sexta a domingo. Conforme balanço da Defesa Civil, em uma hora e meia de chuva, foram registrados 83 milímetros na região do Cerrado, volume considerado muito elevado para um curto espaço de tempo, o que causou alagamentos, devido ao transbordamento do Rio Sorocaba e de córregos.
Parte do muro de um condomínio no bairro Lopes de Oliveira, em Sorocaba, desabou — Foto: Tainã Guedes/Arquivo Pessoal
A Defesa Civil também disse que houve registro de alagamento nos bairros Jardim Marly, Jardim Itapemirim, Mineirão, Pinheiros, Vila Rica, Jardim Maria do Carmo, Jardim Abaeté, Vila Assis, Central Parque e Lopes de Oliveira.
“Equipes da Secretaria de Cidadania também estão mobilizadas e percorrem os locais, para oferecer amparo aos moradores que precisarem. A ação ocorre, sobretudo, no Jardim Marly, Mineirão e Jardim Itapemirim, onde residem famílias em situação de vulnerabilidade social. Não houve registro de desabrigados”, completou.
Assim que a água abaixou, um carro foi encontrado enroscado na estrutura de uma ponte, dentro de córrego, na zona oeste de Sorocaba — Foto: Deividi Batista Horário/Arquivo Pessoal
Empresa na Avenida Dom Aguirre, em Sorocaba, foi tomada pela água após temporal — Foto: Arquivo Pessoal