NOTÍCIAS


Equipes de saúde encontram dificuldades para fazer vistoria contra dengue em Votorantim


O levantamento mais recente da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do mosquito transmissor da dengue aponta um índice de 8,32% em Votorantim (SP), o que significa que a cada 100 imóveis, oito apresentam larvas do Aedes aegypti.

Para ajudar no combate, o Centro de Controle da Zoonoses faz bloqueios na cidade. O órgão já fez neste ano mais de 5 mil ações, com 4 mil nebulizações.

Segundo a prefeitura, o número poderia maior, mas os moradores estão impedindo a visitas dos agentes.

De acordo com o cálculo da Zoonoses, de cada 100 locais visitados, sete não são acessados devido à recusa dos moradores.

Equipes de saúde encontram dificuldades para fazer vistoria contra dengue em Votorantim

Equipes de saúde encontram dificuldades para fazer vistoria contra dengue em Votorantim

Segundo a prefeitura, todos os agentes da Zoonoses são devidamente identificados com crachá e uniforme. Além disso, ainda é disponibilizado o número (15) 3243-3807 para esclarecimentos de dúvidas dos munícipes e pedidos de confirmação da visita dos agentes.

O trabalho da equipe nos imóveis é de bloqueio e controle de criadouros, além de orientações aos munícipes visando a eliminação de larvas. Já a ação de nebulização consiste na aplicação do veneno. Nesse caso, o objetivo é eliminar os mosquitos que já são adultos.

As duas atividades são realizadas em um raio de 150 metros de casos confirmados de dengue. Também são fundamentais para contenção dos casos, pois a partir do aparecimento de um paciente positivo de dengue, a possibilidade de infecção de outras pessoas é alta devido à incidência de mosquitos na cidade.

Segundo a Zoonoses, para combater o transmissor da dengue, o ideal é retirar ou furar pratos de plantas, manter bem fechada caixa d’água, vedar ralos e vasos sanitários sem uso, limpar diariamente bebedouros de animais, guardar pneus, latas e garrafas em local coberto e retirar materiais inservíveis dos quintais.

O Centro de Controle de Zoonoses realiza diariamente diversas ações para o combate à dengue. O órgão fica localizado na avenida Santo Antônio, na Barra Funda, ao lado do cemitério São João Batista. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.



Fonte: G1


03/05/2022 – Objetiva FM

SEGUE A @OBJETIVAFM107.5

(15) 99838-4161

producao@objetiva107.com.br
Buri – SP

NO AR:
VIOLADA SERTANEJA