NOTÍCIAS


Idoso mantido em cárcere volta para casa depois de passar por exames | Sorocaba e Jundiaí


O idoso de 66 anos que era mantido em cárcere privado, em Sorocaba (SP), pôde voltar para casa depois de passar por exames. A situação foi denunciada à Polícia Militar no dia 31 de maio e uma mulher, que foi identificada como cuidadora da vítima, foi presa em flagrante com dinheiro e drogas.

De acordo com a prefeitura, o idoso voltou a morar em casa, no Jardim Barcelona, e recebe o apoio de uma vizinha para realizar as atividades diárias.

“Ele está muito melhor e mais feliz”, afirma a vizinha ao g1.

A Secretaria de Cidadania do município informou que os dados dele foram atualizados no Cadastro Único para que continue recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC). O órgão também tenta localizar algum familiar do idoso.

De acordo com a Polícia Militar, quando foi resgatada, a vítima tinha sinais de maus-tratos e ficava presa do lado de fora da casa, sem comida e sem um lugar para fazer as necessidades fisiológicas. No local havia uma cama em uma área coberta e nenhum acesso ao imóvel ou à rua.

O idoso contou que estava havia meses nesta condição e que, em outubro de 2021, foi forçado a oficializar a união estável com a suspeita. A respeito disso, a prefeitura informou que pediu orientações da Defensoria Pública para que a situação seja esclarecida e resolvida.

Caso foi apresentado no DP Norte de Sorocaba (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM

Caso foi apresentado no DP Norte de Sorocaba (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM

‘Dormia na garagem e não ficava com salário’

Ao g1, as vizinhas da vítima, que preferiram não se identificar, disseram que perceberam que algo estava estranho na casa onde o idoso morava alguns dias antes.

“Ele estava sentado na parte da frente da casa e, quando passamos, ele pediu um pão. Como já era tarde, desconfiamos. Um tempo depois, chamamos a cuidadora dele e perguntamos se ele poderia almoçar conosco e foi aí que ele contou tudo. Durante a conversa, ele comeu três pratos de comida”, disse.

De acordo com as vizinhas, o idoso disse que era impedido de sair de casa e que não comia havia alguns dias. Visivelmente debilitado, segundo elas, também afirmou que a cuidadora não o deixava ter acesso ao próprio dinheiro e que chegou a ser agredido com um pedaço de madeira, no domingo (29).

“Nos contou que recebe salário, mas que não ficava com um centavo. Também disse que dormia na garagem e que a cuidadora o impedia de tomar banho e que o portão ficava sempre trancado com um cadeado”, lembra a vizinha.

Droga e dinheiro foram apreendidos com mulher suspeita de manter idoso em cárcere privado em Sorocaba (SP) — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Droga e dinheiro foram apreendidos com mulher suspeita de manter idoso em cárcere privado em Sorocaba (SP) — Foto: Polícia Militar/Divulgação

Suspeita do crime foi presa

A suspeita foi encontrada na região e flagrada com drogas e dinheiro. Ela foi levada para a delegacia, onde foi autuada em flagrante por maus-tratos contra idoso, cárcere privado e tráfico de drogas.

A mulher confessou aos policiais que havia deixado a vítima sozinha na casa e também apresentou a certidão de casamento dos dois. O caso continua sendo investigado.

VÍDEOS: reveja as reportagens dos telejornais da TV TEM



Fonte: G1


23/06/2022 – Objetiva FM

SEGUE A @OBJETIVAFM107.5

(15) 99838-4161

producao@objetiva107.com.br
Buri – SP

NO AR:
VIOLADA SERTANEJA