NOTÍCIAS


Mudas de qualidade fazem diferença em pomares e canaviais


As mudas são consideradas um dos fatores mais importantes para a boa produtividade de um pomar de citrus. Mudas de má qualidade podem causar problemas, comprometer o desempenho e, até mesmo, provocar a morte das plantas. Em busca da boa qualidade, muitos produtores rurais do noroeste paulista têm investido em mudas produzidas em ambiente protegido.

Andrey Vetorelli Borges, engenheiro agrônomo da coordenadoria de assistência técnica integral, diz que isso tem sido usado principalmente em culturas perenes.

Um dos maiores viveiros de mudas cítricas e de cana-de-açúcar do país fica no município de Mendonça (SP), em uma área de oito hectares. Produz-se em média um milhão e meio de mudas de citrus e 20 milhões de mudas de cana-de-açúcar por ano para clientes do Brasil e exterior.

Lá as variedades de culturas cítricas são definidas no processo de enxertagem e são levadas em conta as características do solo e da região que vai receber a muda. É como se nesse espaço funcionasse uma espécie de maternidade da planta.

(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 03/04/2022)

Mudas de qualidade fazem diferença em pomares e canaviais

Mudas de qualidade fazem diferença em pomares e canaviais

Todas as etapas de produção das mudas são rigorosamente controladas. O viveiro trabalha com dois tipos de genética: as mudas pré-brotadas, nas quais a gema é extraída direto da cana-de-açúcar; e meristema e mudas feitas em laboratório.

No viveiro, todas as estufas possuem controle de temperatura e umidade. Além disso, algumas normas sanitárias precisam ser obedecidas para resguardar as mudas de pragas e doenças. Roupas adequadas para entrar nos viveiros também fazem parte dos cuidados que garantem a proteção e a qualidade das mudas.

Em um canavial que possui três variedades de cana-de-açúcar, há 70% dos 43 mil hectares produzidos com mudas pré-brotadas ou de viveiros secundários. Os resultados que tiveram foram canaviais mais produtivos e com maior taxa de multiplicação.

Quem planta qualidade colhe produtividade. Os produtores estão otimistas com os resultados e já planejam o uso das mudas em novas culturas e até na reforma de canaviais.

Em um sítio no município de Cedral (SP), são produzidos limões para vender para mercados e centros de abastecimentos de todo o país. Em média, são colhidas 2.400 caixas por ano. O citricultor do sítio diz que a qualidade dos limões melhorou bastante desde quando ele mudou o método de produção. Há seis anos, ele usa mudas de viveiros na plantação.

VÍDEOS: veja as reportagens do Nosso Campo



Fonte: G1


03/04/2022 – Objetiva FM

SEGUE A @OBJETIVAFM107.5

(15) 99838-4161

producao@objetiva107.com.br
Buri – SP

NO AR:
MADRUGADA OBJETIVA F