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Perfil que denunciou falta de picanha em lanche do McDonald's também revelou que bebida Alpino, da Nestlé, não usava o chocolate


O perfil do Instagram que denunciou nesta semana a falta de picanha no lanche do McDonald’s, que provocou , inclusive, a retirada do McPicanha das lojas da rede, já havia revelado problema com outro produto alimentício pela mesma situação.

Em maio de 2010, a página Coma Com Os Olhos (SrCCOO), gerenciada pelo morador de Sorocaba Itamar Taver, denunciou a bebida Alpino Fast, da Nestlé. Na ocasião, conforme a denúncia, o produto não levava em sua fórmula o famoso chocolate de mesmo nome da marca.

“Alpino Fast foi parecido, mas lá era uma informação da própria embalagem onde se dizia que o produto não continua chocolate Alpino, mesmo toda a divulgação e embalagem mostrar o contrário. Partindo daí a denúncia [feita em 2009] também foi aceita pelo Conar”, diz Itamar.

Após reunião entre representantes da empresa e o Ministério da Justiça, a marca adaptou a embalagem da bebida, que trazia no rótulo a mensagem “Este produto não contém chocolate Alpino”.

A mudança foi exigida pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, e pelos demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Alpino é marca de linha de produtos de chocolate da Nestlé — Foto: Nestlé.com/Reprodução

Alpino é marca de linha de produtos de chocolate da Nestlé — Foto: Nestlé.com/Reprodução

Conforme a denúncia feita na época, os órgãos de defesa do consumidor entenderam que a identidade visual da embalagem induzia o cliente ao erro.

A Proteste (Associação sem fins lucrativos para a defesa dos direitos do consumidor) publicou, em 2010, que havia sido procurada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro para dar um parecer sobre o caso.

“Concordamos que este produto induz o consumidor ao erro e decidimos verificar os outros produtos da linha. Os rótulos das embalagens trazem todas as informações exigidas por lei, assim como as que a Proteste julga importantes.

“Porém, a ressalva que a bebida não traz chocolate Alpino vem em corpo de texto menor do que as informações principais, escrita separadamente na lateral do produto.”

A Nestlé informou, à época, que “a figura ilustrativa do bombom Alpino não induz o consumidor ao erro, já que comunica que os produtos Alpino Fast e bombom Alpino integram uma mesma família de produtos, por possuírem as mesmas características básicas; a inclusão das frases ‘imagem meramente ilustrativa referente ao bombom; não contem chocolate Alpino’ visava simplesmente reforçar essa comunicação, conforme práticas usuais de mercado”.

O McDonald’s informou que retirou o lanche de picanha do cardápio de toda a rede no Brasil. A medida passa a valer nesta sexta-feira (29) após notificação do Ministério da Justiça e Procon-SP, que pediram esclarecimentos sobre a falta de picanha em sanduíches.

POLÊMICA: lançados como novos McPicanha, sanduíches do McDonald’s têm apenas molho com aroma natural de picanha

Blog de morador de Sorocaba (SP) denunciou a falta de picanha em lanche McPicanha, do McDonald's — Foto: Coma com os olhos/Instagram/Reprodução

Blog de morador de Sorocaba (SP) denunciou a falta de picanha em lanche McPicanha, do McDonald’s — Foto: Coma com os olhos/Instagram/Reprodução

“Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos”, afirmou a rede, em nota.

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) também abriu um processo para investigar a campanha publicitária da rede de fast food.

A nova linha do McPicanha começou a ser vendida pela rede em 5 de abril. Mas, na composição do lanche, não consta o corte nobre da carne, apenas um molho com “aroma natural de picanha”.

O McDonald’s admitiu na quinta-feira (28) que os novos lanches podem não ter picanha depois que o blog Coma com os olhos publicou a informação e disse que poderia entrar com representação contra a possível propaganda enganosa no Conar e no Procon-SP.

Campanha dos novos McPicanha do McDonald's — Foto: Divulgação/McDonald's

Campanha dos novos McPicanha do McDonald’s — Foto: Divulgação/McDonald’s

Tanto o Procon-SP, como o Ministério Público, o Ministério da Justiça e o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) acompanham o caso.

Veja a íntegra da nota do Mcdonald’s:

A partir desta sexta-feira (29), estamos retirando do cardápio os dois sanduíches da linha “Novos McPicanha”, em todos os restaurantes no país. Esclarecemos que a plataforma recém-lançada denominada “Novos McPicanha” teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha, uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente). Pedimos desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas e informamos que estamos avaliando os próximos passos.



Fonte: G1


29/04/2022 – Objetiva FM

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