NOTÍCIAS


Produtores de macadâmia investem no plantio consorciado


Em uma área de sete hectares já foi planejada a plantação de citronela enquanto a macadâmia não produz.

A área tem macadâmia e citronela juntas desde dezembro de 2019, e toda a produção da erva já tem destino para uma indústria que tem a parceria.

A citronela tem ciclo curto, são de três a cinco cortes por ano, enquanto a vizinha de solo , a macadâmia, demora entre quatro a cinco anos para produzir.

(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 13/03/2022)

Produtores de macadâmia investem no plantio consorciado

Produtores de macadâmia investem no plantio consorciado

O plantio consorciado, além de garantir renda, ajuda também na fertilidade do solo. Essa convivência entre as plantas pode ser ainda mais diversificada.

Além da citronela, esse casamento com a macadâmia pode ser feito com outras situações. Alguns exemplos são o café, feijão e milho.

Quando a macadâmia da frutos, os rendimentos são altos. Aos seis anos da planta começa uma boa produção e com passar dos anos vai amadurecendo e aumentando o ganho.

Esta safra, até o fim de maio, promete alta produtividade no interior paulista. Diferente de 2021.

O Nosso Campo esteve na mesma propriedade em março de 2021 e a colheita terminava com quebra. Os frutos estavam com tamanhos desiguais. Agora a árvore está carregada.

A projeção é colher 500 toneladas, um aumento de 24%. Depois da colheita, o primeiro passo é tirar a primeira casca e separar os frutos na esteira, depois de lavados e da secagem, a noz vai para quebra e se torna amêndoa.

As amêndoas saem prontas. Do total da produção nacional, 62% vão para fora do país e os mercados consumidores mais fortes são Estados Unidos e China.

VÍDEOS: veja mais reportagens do programa



Fonte: G1


13/03/2022 – Objetiva FM

SEGUE A @OBJETIVAFM107.5

(15) 99838-4161

producao@objetiva107.com.br
Buri – SP

NO AR:
CHARME