NOTÍCIAS


Projeto que proíbe uso de pronome neutro em instituições de ensino e concursos públicos é aprovado em Sorocaba | Sorocaba e Jundiaí


A Câmara de Sorocaba (SP) aprovou, nesta terça-feira (22), um projeto de lei que proíbe o uso de pronome neutro em instituições de ensino e concursos públicos municipais.

O projeto é de autoria do vereador Vinícius Aith (PRTB) e também proíbe o uso do pronome neutro em bancas examinadoras de seleções e em currículos escolares e editais.

O Legislativo informou que a proposta tem como justificativa “proteger a integridade e a dignidade da língua portuguesa e assegurar o fiel cumprimento das diretrizes e bases da educação nacional”.

Também é mencionado que o uso do pronome neutro é contra as regras gramaticais consolidadas, que preveem apenas os gêneros masculino e feminino.

Durante a votação, a vereadora Iara Bernardi (PT) disse que o projeto é inconstitucional e destacou as regionalidades existentes no país. Ela lembrou que o português é originado do latim, que é neutro, e defendeu que a língua pode evoluir e se adequar para respeito a outras denominações.



Fonte: G1


22/03/2022 – Objetiva FM

SEGUE A @OBJETIVAFM107.5

(15) 99838-4161

producao@objetiva107.com.br
Buri – SP

NO AR:
TARDE OBJETIVA