NOTÍCIAS


Salto cria plano de racionamento de água para enfrentar período de estiagem


Salto (SP) já começou a preparação de um plano de racionamento de água para o período de seca. Isso porque a cidade não tem reservatório e depende exclusivamente das condições climáticas e da água que vem dos mananciais.

Como 2021 foi um ano bastante seco, com uma grave crise hídrica, o município decidiu se antecipar. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e a prefeitura publicaram um decreto e apresentaram um plano todo detalhado para a população dois meses antes do que foi feito no ano passado.

Em janeiro, fevereiro e março deste ano, choveu bastante na cidade, mas neste mês de abril não, o que fez com que acendesse um sinal de alerta entre as autoridades.

Em abril, choveu 10 mm em Salto. No mesmo mês do ano passado, foram 30 mm. Além disso, a cidade não tem previsão de chuva para os próximos dias.

Salto cria plano de racionamento de água para enfrentar período de estiagem

Salto cria plano de racionamento de água para enfrentar período de estiagem

De acordo com o plano, serão implantadas quatro fases: azul, amarela, laranja e vermelha. Na vermelha, a mais restritiva, as casas e comércios poderão ficar até um dia e meio sem água e 12 horas com abastecimento. Isso para garantir que os mananciais, mesmo com um pouquinho de chuva, consigam se reabastecer com as condições climáticas.

Ainda não há uma data para quando o racionamento irá começar, porém, as casas e comércios que recebem água da estação de tratamento da João Jabur podem iniciar mais cedo do que os outros moradores na cidade.

Isso porque a estação já está passando por uma situação delicada. No local, há uma parte de reservação de água que entra para o tratamento e ela está muito baixa.

Um sinal de alerta foi dado e os moradores serão avisado com antecedência caso isso venha a acontecer. Multas também serão aplicadas, como aconteceu no ano anterior, e os moradores terão que se organizar em relação ao reservatório.



Fonte: G1


25/04/2022 – Objetiva FM

SEGUE A @OBJETIVAFM107.5

(15) 99838-4161

producao@objetiva107.com.br
Buri – SP

NO AR:
RAIZ SERTANEJA